top of page
Buscar

Prefeitura de Ingá

A cidade de Ingá fica a 30 quilômetros de Campina Grande, na Paraíba. É mundialmente conhecida pela “Pedra do Ingá”, ou pedra lavrada, ou Itacoatiaras, um conjunto de inscrições rupestres em um paredão rochoso às margens do rio Ingá. É o primeiro monumento histórico tombado pelo IPHAN. Os significados das inscrições ainda é desconhecido e tem suscitado inúmeras teorias a respeito.

Em Janeiro de 2021, o MOSE Competence Institute estabeleceu um termo de cooperação técnica com a Prefeitura de Ingá, por meio do

Prefeito Robério Burity com a finalidade de implementar a metodologia MOSE Competence tanto na administração pública quanto como uma ferramenta para o desenvolvimento econômico do município. Esta cooperação será de longo prazo tendo ações estruturantes para o turismo, agricultura, gestão pública, entre outras.

A primeira entrega desta cooperação técnica foi o “ Planejamento Estratégico Participativo do Desenvolvimento Econômico e Turístico” elaborado pelo comitê técnico do MOSE Competence Institute, liderado pelo Dr Phd Claudio Andrade, a Dra Phd Ana Rouiller e os demais membros do comité técnico da MOSE.GOV, que é o departamento dedicado à aplicação da MOSE Competence às entidades públicas e a implementação das ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) das Nações Unidas.

O principal objetivo do “ Planejamento Estratégico Participativo do Desenvolvimento Econômico e Turístico” foi primeiro identificar mais de 50 atrações turísticas em Ingá, sendo desde um conjunto arquitetônico histórico preservado, uma série de atrativos turísticos naturais e culturais, estruturando um plano de captação de recursos junto aos órgãos públicos para a implantação da infraestrutura turística, e também motivar o empreendedores locais a investir na criação de serviços para os turistas.

Como um resultado imediato a prefeitura conseguiu a aprovação da construção do Memorial da Pedra do Ingá com investimento na ordem de 5 milhões de reais. Além disso o Prefeito Robério, tem buscado recursos para todas as ações para o fortalecimento do turismo em Ingá que perfazem mais de 12 milhões de reais a serem investidos nos próximos 4 anos no município.

Todas estas atividades têm como foco a implementação dos objetivos do Pilar de Governança e Qualidade e Cidadão e Serviço Público. Outras ações estão em andamento e em breve serão noticiadas.


bottom of page