top of page

6 Dimensões

A Base de Competências da MOSE® Competence é composta de 6 dimensões  que abordam aspectos relevantes para que uma Entidade  Pública ou Privada evolua e tenha sucesso

Ao executar essas práticas existe uma forte tendência de que a unidade produza bens e serviços de maior qualidade a um menor custo, obtenha sucesso e se desenvolva de forma saudável.

07. pilares.png
talento humano.jpeg

Práticas do Talento Humano

Talento humano

TH10.jpg

1.

A dimensão de Talento Humano apoia a formação de uma cultura na qual as pessoas buscam alcançar o máximo de eficiência no desenvolvimento de suas atividades, tornando-se parte ativa do processo criativo e da evolução da unidade de negócio. 

1. Talento Humano
GQ08.jpeg

Gestão e

Qualidade

2.

A dimensão de Gestão e Qualidade envolve o planejamento, monitoramento e controle de todos os parâmetros necessários para a realização da entrega dos bens e/ou serviços aos clientes de forma a satisfazer os acordos estabelecidos. Um bom processo de gestão e produção (seja formalizado ou não) tende a gerar bens e serviços de qualidade e consequentemente, apoiam o sucesso do empreendimento.

Gestao e qualidade.png

Práticas de Gestão e Qualidade

2. Gestão e Qualidade

Quais os problemas que a competência de

Cliente e Mercado ajuda a resolver?

  • Não compreensão dos objetivos de negócio;

  • Desgastes com clientes por falta de acordos claros em relação aos bens e serviços que são fornecidos;

  • Perda de clientes;

  • Dificuldades na compreensão do mercado que atua;

  • Ausência de (ou superficial) visão do futuro realístico do negócio;

  • Falta de clareza em relação aos bens e serviços que são fornecidos pela unidade de negócio (tanto internamente quanto em relação ao mercado);

  • Falta de compreensão da concorrência e dos impactos que ela pode causar ao negócio;

  • Perda de (ou desgastes com) clientes por problemas na entrega dos bens e serviços;

  • Perda de (ou desgastes com) clientes por se relacionar precariamente com os mesmos, não respondendo adequadamente a suas dificuldades em relação aos bens e serviços que receberam;

  • Clientes insatisfeitos por falta de cumprimento (ou não clareza) dos acordos;

  • Clientes insatisfeitos por entregar bens e/ou serviços que não atendem as suas expectativas;

  • Inadimplência alta e a não compreensão dos por quês;

  • Falta da percepção de quais clientes não devem ser mais atendidos;

  • Falta da percepção de quais bens e/ou produtos não devem mais estar no portfólio da unidade de negócio;

  • Falta de comunicação com o publico-alvo;

  • Falta de preparação para tratar incidentes que ocorrem, incluindo a falta de tratamento de incidentes recorrentes.

Cliente e

Mercado

CM06.jpg

3.

A dimensão tem como foco principal a relação entre o empreendimento e seus clientes. Os acordos estabelecidos, os compromissos firmados, os sistemas de atendimento e relacionamento. Assim, a dimensão de Cliente e Mercado também irá abordar o estabelecimento de portfólios e o reconhecimento por parte da unidade de negócio da capacidade de entrega dos bens e serviços que produz.

3. Cliente e Mercado
IN10.jpg

Inovação

4.

Inovação representa um ato de criar caminhos ou estratégias diferentes dos habituais para atingir uma melhora significativa no negócio. Diversos tipos de inovação podem ser realizados, entre eles: melhoria no processo de gestão e produção de bens e serviços, mudança e/ou criação de novos serviços, mudança e/ou criação de novos bens, melhoria no atendimento e relacionamento com o cliente, melhoria do marketing, observações em mercados-foco, entre outros. A inovação pode ser considerada um sinônimo de adaptação para que a unidade de negócio possa sobreviver no mercado. 

inovacao.png

Práticas de Inovação

4. Inovação
Sociedade.png

Práticas de Sociedade e Sustentabilidade

Sociedade e

Sustentabilidade

SO24.jpg

5.

Esta dimensão aborda aspectos de temas como: associativismo, cooperação, responsabilidade social, cultura, esporte, educação, desenvolvimento de ações sociais, cuidados com os impactos no meio ambiente, eficiência energética, entre outros. De modo geral, esta dimensão trata do relacionamento do empreendimento com o ecossistema onde está inserido.

5. Sociedade e Sustentabilidade
SO15.jpg

Cidadão e

Serviço Público

6.

O pilar de Cidadão e Serviço Público aborda temas como a estruturação do órgão público para poder atender de forma satisfatória os cidadãos, realizando uma análise constante do serviço prestado, seu ambiente e o impacto dos produtos e serviços gerados nele. Um órgão público, além de cumprimento das políticas públicas, deve ter como foco a geração de valor de seu portfólio deserviços prestados para a população, cumprimento sua finalidade segundo acordos de níveis de serviços capaz de garantir um atendimento satisfatório ao cidadão. Este pilar é utilizada com exclusividade para empresas públicas.

GQ11.jpeg
6. Cidadão e Serviço público
< Voltar
bottom of page