top of page
Logo-MOSE-Competence-2.png

MOSE Competence

O que é?

MOSE Competence é uma certificação registrada no INPI sob o número 911137629, que tem como finalidade a "certificação de gestão, comercialização, inovação e engajamento social da produção de bens e/ou serviços executados por empreendimentos”.

O principal objetivo da MOSE Competence é preparar as empresas para evoluir, para se adaptar as mudanças e inovar com resultados, mas sem abrir mão dos valores éticos essenciais, usando-os no contexto da governança para obter o sucesso.

Por que a MOSE Competence foi criada?

Ao longo de mais de 30 anos apoiando o desenvolvimento de empreendimentos no mercado, percebemos que existem problemas comuns que causam a morte e/ou ineficiência destes.

Conseguimos identificar diversos problemas recorrentes nos empreendimentos, dentre eles: Falta de visão de mercado, Ausência de visibilidade, Defasagem tecnológica, Mão de obra, Interferências externas, Crescimento desestruturado, Inércia e Cultura organizacional ultrapassada.

 

A certificação MOSE Competence foi desenvolvida considerando alguns princípios essenciais, observados ao longo das centenas de projetos de desempenho organizacional executados.

Sonho e sobrevivência

09. Sonho e Sobrevivência final final.p

O fator sobrevivência está ligado aos elementos da preservação de si mesmo, de sua integridade física, da satisfação das necessidades básicas (comer, beber, descansar e reproduzir), de acumular recursos de toda a espécie e de ser cauteloso ao dispender estes recursos.

O segundo fator é o Sonho. Neste aspecto, fazemos referência ao desejo de criar, de construir, de inovar, de deixar fluir uma ideia e auxiliá-la a se desenvolver.

Princípios para o Sucesso de uma organização

Desde 2011, ao consolidar nossas pesquisas, percebemos que haviam cinco princípios que eram essenciais para um empreendimento se desenvolver:

Estes princípios nortearam centenas de projetos para a evolução de empreendimentos e foram analisados exaustivamente durante os programas de melhoria de desempenho organizacional que a SWQuality desenvolveu para seus clientes.

A SWQuality é a empresa que foi patrocinadora da criação desta certificação.

1º Princípio:

Gerar abundância

2º Princípio:

O altruísmo

3º Princípio:

Causa e efeito

4º Princípio:

Somos todos um!

3º Princípio:

Saia da zona de conforto!

Quais são as dimensões (pilares) da MOSE Competence?

A MOSE Competence associa a resolução dos problemas dos empreendimentos à resolução da falta de capacidade, ou competência, das pessoas.

Desta forma, tem-se como foco principal prover um caminho para a melhoria das competências das pessoas de um empreendimento que, como consequência, resolverão os problemas e os auxiliarão a se desenvolverem.

A MOSE Competence possui cinco dimensões de competências, a saber: Talento Humano, Gestão e Qualidade, Inovação, Cliente e Mercado, Cidadão e Serviço Público e Sociedade Sustentabilidade.

07. pilares.png

Para que finalidade usa-se a MOSE Competence?

A certificação MOSE  Competence foi criada com o intuito de fornecer um roteiro para que um empreendimento tenha sucesso. De forma mais específica, os colaboradores de um empreendimento podem utilizar a MOSE  Competence para:

  • Diagnosticar um empreendimento, compreender suas fraquezas e posteriormente desenvolver estratégias para resolvê-las;

  • Estudar as práticas recomendadas pela MOSE Competence e implantá-las para apoiar a sustentabilidade, sucesso e evolução de um empreendimento;

  • Dar visibilidade (através da certificação) ao mercado ou área que atua da maturidade do empreendimento e da qualidade dos bens e serviços que fornecem;

  • Avaliar um futuro fornecedor e compreender sua maturidade;

  • Observar o desempenho de um empreendimento em relação a outros similares de uma mesma área;

  • Realizar e obter benchmarks de um conjunto de empreendimentos;

  • Diagnosticar um determinado ecossistema em relação às dimensões de competências da MOSE Competence e seu desempenho;

  • Auxiliar entidades nos direcionamentos de trabalhos de desenvolvimento de um ecossistema empresarial;

  • Apoiar a formação de rede de negócios através do desenvolvimento de relacionamento entre empreendedores e entidades.

Certificações

Logo-MOSE-Competence-Bronze.png

Certificação Bronze

A certificação bronze apoia a empresa na conscientização de seus problemas e na priorização de seus tratamentos para alcançar um melhor desempenho.

Logo-MOSE-Competence-Prata.png

Certificação Prata

Na certificação Prata, a empresa observa se está seguindo um bom caminho na evolução de seu desempenho e recebe o reconhecimento de sua evolução através do benchmark das práticas da MOSE Competence.

Logo-MOSE-Competence-Ouro.png

Certificação Ouro

A Certificação Ouro realiza uma avaliação mais detalhada, fornecendo visibilidade do nível de maturidade da organização em relação as práticas da MOSE Competence e o desempenho de seus indicadores.

bottom of page